Lançamento
Dor na panturrilha: causas e tratamentos caseiros
Publicado em: 24/12/2024 - Atualizado em: 01/12/2025
Imagine que você está praticando sua corrida matinal ou voltando de um treino mais puxado. De repente, surge aquela dor na panturrilha, que simplesmente transforma seus passos em um verdadeiro desafio.
Esse desconforto, que surge como uma fisgada incômoda na perna, é bastante frequente e pode ter diferentes origens, desde esforço físico sem preparo adequado até condições mais sérias, como a trombose 1,4.
Entre as causas mais comuns estão práticas esportivas sem alongamento ou aquecimento, além de lesões musculares, como contusões e estiramentos. Vale lembrar que o tecido muscular esquelético representa cerca de 45% do peso corporal, o que o torna especialmente suscetível a impactos 1-4.
A seguir, você vai conhecer as principais causas desse tipo de dor, além de formas eficazes de aliviar o desconforto e prevenir novas lesões.
Resumo
Conteúdos relacionados
Existem várias causas da dor na região da panturrilha, como 1,2,4:
Veja detalhes sobre cada uma.
O músculo gastrocnêmio é um dos que compõem a panturrilha. Quando há a sensação de estalo durante movimentos ou sobrecarga intensa sobre a região, pode ocorrer a rotura, que se agrava durante a flexão dos pés ou joelhos 1.
Os sintomas incluem, geralmente, dor, incapacidade de caminhar e hematoma subfascial 1.
Os espasmos musculares que geram contrações involuntárias, conhecidos popularmente como cãibras, também podem afetar a panturrilha 1.
A dor súbita e intensa na região tem motivos variados, como esforço físico exagerado, traumatismos locais, falta de líquido no corpo ou baixo nível de minerais no organismo 1,4.
As vasculopatias envolvem um grupo de doenças que impactam os vasos sanguíneos em todo o corpo. Alguns tipos, como aterosclerose e doença de Buerger, podem gerar dor e incapacidade de caminhar devido ao desconforto nas panturrilhas 1.
Infecções, como celulites, causam dor intensa no local em que aparecem, como as panturrilhas. Os sintomas podem incluir inchaço, vermelhidão, inflamação e febre. A dor na panturrilha em repouso pode ser um sintoma precoce da leptospirose 1.
A tromboflebite é uma condição em que um coágulo (ou trombo) bloqueia parcial ou totalmente uma veia superficial, geralmente em áreas como a panturrilha. Essa doença causa dor, endurecimento da pele, inchaço e uma leve vermelhidão na região 1.
A trombose das veias profundas acontece quando se forma um coágulo em uma veia profunda da perna, o que pode provocar dor intensa na panturrilha, aumento da rigidez e do inchaço no local, além de deixar a região mais quente 1.
Se notar sinais como vermelhidão ou inchaço na perna, consulte um médico imediatamente 4.
O tennis leg ganhou esse nome pelo fato de a distensão na panturrilha afetar bastante os atletas profissionais de tênis. Remete ao movimento do saque no esporte, o qual exige uma extensão completa do joelho ao mesmo tempo em que realiza a flexão do tornozelo e o máximo alongamento da panturrilha, o que pode causar a lesão 2.
Porém, praticantes de outros esportes também apresentam distensão no local, como basquete, corrida, futebol e musculação 2.
Na distensão, a dor na panturrilha aparece de modo repentino e acompanha sintomas, como inchaço, rigidez, fraqueza e/ou manchas roxas na região 2,4.
Conheça outras possíveis causas da dor na panturrilha 4:
Leia também: Atividade física em excesso: dor de cabeça na certa
É preocupante quando vem acompanhada de inchaço, calor local, vermelhidão e endurecimento, pois pode indicar dor de trombose na panturrilha devido a um coágulo nas veias profundas. Qualquer dor súbita ou intensa sem causa aparente deve ser avaliada para descartar casos mais sérios e prevenir complicações graves 1,4.
Os sinais incluem desconforto intenso, inchaço, endurecimento da pele, vermelhidão e aumento da temperatura local. A dor de trombose na panturrilha pode piorar com o movimento ou pressão na região. Caso observe esses sintomas, procure um médico especialista em questões vasculares para diagnóstico e tratamento adequados 1,4.
A dor muscular geralmente surge após esforço físico intenso, mas costuma melhorar rápido, com repouso e alongamento, e está associada a contraturas ou cãibras. Já a dor vascular, como no caso da trombose e má circulação, vem acompanhada de inchaço, calor local, vermelhidão e endurecimento da pele 1,2,4.
Saber se a dor é muscular ou vascular é o primeiro passo para descobrir as causas e realizar o tratamento adequado. A seguir, entenda mais sobre os problemas de circulação que podem desencadear desconfortos nos membros inferiores.
Problemas de circulação podem ocorrer por 1,4:
Esses fatores reduzem o fluxo sanguíneo, o que provoca dor, inchaço e sensação de peso na panturrilha. Além disso, problemas nos vasos sanguíneos, baixa hidratação ou obesidade podem contribuir para o comprometimento da circulação na região 1,4.
Para melhorar a circulação na perna, você deve investir em cuidados diários, como:
Sim, pois são contrações involuntárias e dolorosas que ocorrem no músculo gastrocnêmio, geralmente resultantes de esforço excessivo, desidratação ou falta de minerais, como potássio e magnésio. A dor é súbita e intensa e o alívio aparece gradualmente após o relaxamento do músculo afetado 1,4.
Após uma cãibra, você pode aliviar o desconforto na batata da perna com 1,4:
As 5 principais formas de aliviar a dor na panturrilha rapidamente em casa são 4:
Se houver inchaço na região, especialistas indicam não consumir álcool, repousar e, assim que a dor reduzir, fortalecer suavemente o músculo com elevação de calcanhar e alongamentos 4.
Para prevenir possíveis dores ou lesões na panturrilha, siga algumas práticas, como 4:
A dor pode ter várias causas, como lesões musculares (rotura do músculo gastrocnêmio e espasmos musculares, também chamados de cãibras), desidratação ou baixos níveis de minerais. Outras razões incluem problemas vasculares, como tromboflebite e trombose das veias profundas, infecções locais e condições específicas, como o tennis leg 1,2,4.
A irrigação da panturrilha acontece principalmente pela artéria tibial posterior e pela artéria fibular, que juntas garantem o fornecimento de sangue para os músculos gastrocnêmio e sóleo. Dessa forma, uma boa circulação nas artérias é essencial para prevenir dor, cãibras e problemas de trombose 1.
O desconforto se manifesta de maneira intensa e contínua, geralmente associado a rigidez, inchaço e aumento da temperatura local. A região pode ficar vermelha ou endurecida, e a dor de trombose na panturrilha tende a piorar ao caminhar ou tocar o local. É essencial buscar atendimento médico imediato para diagnóstico e tratamento 1.
Rotura do gastrocnêmio, distensão muscular, contraturas ou cãibras são possíveis causas. Outros fatores, como esforço físico intenso, alongamento inadequado, desidratação, baixa ingestão de minerais e traumatismos locais, também contribuem para o desconforto. Em alguns casos, problemas neurológicos ou lesões no tendão de Aquiles podem provocar dor muscular 1,2,4.
Para aliviar a dor de origem muscular na panturrilha em casa, faça 2,4:
Não, pois além de cãibras, distensões e contraturas musculares, a dor pode indicar trombose, tromboflebite, má circulação ou lesão no tendão de Aquiles. Portanto, observar os sinais, como inchaço, calor e vermelhidão local, é essencial para identificar a causa correta e evitar complicações graves de saúde 1,2,4.
Sim, o medicamento é útil em casos de contraturas e tensão muscular intensa. O fármaco ajuda a reduzir a contração involuntária do músculo, alivia dor e melhora a mobilidade. No tratamento para dor na panturrilha, costuma ser mais eficaz quando combinado com repouso e alongamento 3.
O tratamento depende da causa. Em casos musculares, inclui repouso, alongamento, massagem e aplicação de compressas. Anti-inflamatórios ajudam a reduzir dor e inflamação. Para problemas graves, como trombose, pode ser necessário o uso de anticoagulantes ou cirurgia. Sempre consulte um médico para um plano seguro e eficaz 2,4.
Sim, o medicamento tem ação analgésica e relaxante, que reduz a tensão e o desconforto de origem muscular aproximadamente 30 minutos após a administração. Neosaldina Muscular para dor muscular é eficaz em dores leves a moderadas na panturrilha e demais regiões do corpo devido a esforço intenso e contraturas 5.
Sim, Neosaldina Muscular para dor muscular é eficaz no tratamento de desconfortos na panturrilha devido a contraturas e proporciona alívio rápido e relaxamento do músculo. Para dores mais intensas, a versão MAX oferece efeito ainda mais potente. Sempre utilize conforme a orientação da bula para garantir segurança e eficácia no controle da dor muscular 5.
Anti-inflamatórios e analgésicos, como dipirona, podem ajudar a aliviar a dor muscular na panturrilha. Neosaldina Muscular e Neosaldina Muscular MAX são indicadas para dores causadas por contraturas e proporcionam ação analgésica e relaxante. Complementar com repouso, compressas na região e elevação da perna ajuda no alívio do desconforto 4,5.
Como vimos, a dor na panturrilha pode ter diferentes causas, mas com os cuidados certos, é possível recuperar o bem-estar mais rápido 1,4.
Além de medidas simples, como repouso e compressas, contar com um analgésico e relaxante muscular eficaz pode fazer toda a diferença 1,4,5.
Para aliviar a dor muscular com praticidade, Neosaldina Muscular é uma aliada poderosa no seu dia a dia 5.
Neosaldina® Muscular. Comprimido revestido. dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína. M.S. 1.7817.0977. Indicações: é indicado no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Neosaldina® Muscular Max. Comprimido revestido. dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína. M.S. 1.7817.0975. Indicações: é indicado no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025
Graduado pela Faculdade de Medicina da USP. Residência em Infectologia pela Faculdade de Medicina da USP.
Lançamento
Lançamento
Status OPcache:
bool(false)