Lançamento
De modo geral, as dores musculares somem sozinhas após poucos dias, mesmo quando acompanham outros sintomas, como queimação, rigidez, cãibras e sensibilidade na região.
Publicado em: 03/12/2025 - Atualizado em: 03/12/2025
Sabe aquela sensação de atropelo, que dá vontade de deitar e dormir o dia inteiro? Pode ser consequência da dor muscular no corpo todo. Afinal, independentemente da causa, é comum sentir desconforto e mal-estar de vez em quando 1.
De modo geral, as dores musculares somem sozinhas após poucos dias, mesmo quando acompanham outros sintomas, como queimação, rigidez, cãibras e sensibilidade na região 1.
Por outro lado, é possível que outros sinais indiquem a presença de lesões ou infecções, como gripes e resfriados. Nesses casos, é necessário buscar orientação médica para seguir o tratamento mais adequado 1.
Para conhecer o que pode causar dor muscular no corpo todo e como aliviar os sintomas, leia até o final e aprenda medidas práticas e acessíveis.
Resumo
Conteúdos relacionados
Diversos motivos podem desencadear dor muscular, desde condições mais corriqueiras, como estresse e prática de exercícios físicos, até casos complexos, como dengue e fibromialgia. Logo, é fundamental observar os sintomas associados, a intensidade da dor e a velocidade da sua evolução para identificar a sua causa e tratar adequadamente 2-9.
A seguir, saiba mais sobre essas situações!
A gripe e o resfriado não se limitam à garganta irritada ou ao nariz entupido. Essas infecções virais inflamam o corpo todo e podem causar dores musculares generalizadas, especialmente durante a fase aguda da doença 2.
A gripe, provocada pelo vírus Influenza, costuma causar febre alta, fadiga e dores intensas no corpo. Já o resfriado, mais leve, pode gerar incômodo muscular, principalmente em pessoas com imunidade mais baixa, como idosos e crianças 2.
Transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, essas doenças têm algo em comum: febre e dor muscular no corpo todo 3-5.
Na dengue, as dores pelo corpo são intensas e podem acompanhar outros sinais de alerta, como sangramentos ou vômitos persistentes 3.
Na Zika, os sintomas são mais sutis, mas ainda há desconforto muscular e articular. Já a Chikungunya desencadeia dor nas articulações de mãos e pés, que pode durar semanas ou até meses após a infecção 4,5.
O cansaço físico pode ser reflexo direto do esgotamento emocional 6.
E transtornos, como ansiedade e estresse crônico, afetam o sistema nervoso e aumentam a produção de substâncias inflamatórias, que provocam dores musculares difusas 6,7.
Além disso, há queda de energia, sono irregular e rigidez persistente dos músculos, especialmente nas costas, nos ombros, no quadril e nas coxas 6,7.
Dores que persistem por mais de três meses, inclusive nos músculos, podem se associar a doenças crônicas, como fibromialgia, artrite, lúpus ou até complicações do diabetes 8,9.
Essas condições alteram a resposta do corpo à dor e afetam a musculatura de forma contínua. O diagnóstico precoce é essencial para evitar a progressão e melhorar a qualidade de vida 8,9.
Ao longo do artigo, veja o que tomar para dores musculares e alivie o desconforto no seu dia a dia!
Outras condições podem desencadear dores musculares difusas 1:
É uma dor que provoca sensação de peso, rigidez e desconforto localizado, principalmente no pescoço, ombros e parte superior das costas. Geralmente surge após quadros de estresse, postura inadequada ou esforço repetitivo. A dor tende a ser constante, sem pulsar, e pode piorar ao movimentar a área afetada 11.
Agora que você sabe como é a dor de tensão muscular, saiba o que pode causar esse quadro e aprenda a evitar os gatilhos no dia a dia.
Entre as causas principais estão estresse emocional, ansiedade, postura inadequada, sobrecarga física, problemas ao dormir, longas horas na mesma posição e esforço repetitivo. Esses fatores aumentam a tensão nos músculos, favorecem contraturas e disparam processos inflamatórios que resultam em dor intensa e rigidez, especialmente na região cervical e nos ombros 11.
A ansiedade gera sintomas físicos e mentais. No corpo, se manifesta por dores musculares difusas, rigidez, sensação de peso, cansaço e sensibilidade ao toque. A tensão constante aumenta a produção de substâncias inflamatórias, o que intensifica o desconforto, principalmente nas costas, nos ombros, na mandíbula, nos quadris e nas coxas 6,7.
Veja as principais formas de alívio 1:
Leia também: Automassagem é um jeito relaxante de combater a dor de cabeça
O tratamento para dores musculares varia conforme a causa e a intensidade:
Se você quer uma opção eficaz sobre o que tomar para dores musculares, continue a leitura e veja a dica da Neosaldina para aliviar seu desconforto!
Sim, Neosaldina Muscular Max ajuda a aliviar a dor muscular no corpo todo, pois combina ação analgésica e relaxante para reduzir dores intensas e tensões devido a contraturas. Sua fórmula 2x mais potente age de forma rápida em quadros de dor muscular e até em quadros de dor de cabeça tensional 10.
O uso recomendado é de 1 comprimido, de 3 a 4 vezes ao dia, conforme orientação da bula. O medicamento atua diretamente no desconforto muscular, favorece o relaxamento das fibras e melhora a mobilidade ao longo do dia 10.
Para retomar sua rotina com mais leveza, conte com Neosaldina Muscular Max para aliviar o desconforto de forma eficaz.
Neosaldina® Muscular Max. Comprimido revestido. dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína. M.S. 1.7817.0975 Indicações: é indicado no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2025.
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, com residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, concluída em 1996. Atuou na liderança de unidades hospitalares e maternidades entre 2004 e 2005, onde adquiriu sólida vivência em gestão médico-hospitalar.
Lançamento
Lançamento
Status OPcache:
bool(false)