A ansiedade e a dor de cabeça estão relacionadas?

Publicado em 27/04/2022

 Causas

A ansiedade é um distúrbio que atinge cerca de 9,3% dos brasileiros, provocando preocupação excessiva e dores no corpo. Como a dor de cabeça pode ser provocada por gatilhos emocionais, ela é um sintoma frequente em pessoas ansiosas.1

Dor de cabeça é resultado do estresse e preocupação

Uma vez que a saúde mental e a saúde do corpo estão diretamente relacionadas, é comum que pessoas ansiosas apresentem sintomas físicos causados pelo medo, estresse e preocupação constante.1,2

Crises de dor de cabeça são comuns em ansiosos pelo fato de o cérebro interpretar o momento de tensão como se fosse uma lesão física. Com isso, ocorre o aumento do ritmo cardíaco e do fluxo de sangue. Essas alterações explicam o surgimento do sintoma, que pode vir acompanhando de enjoo e náuseas.1,2

Outra explicação para a dor de cabeça sentida por ansiosos é a preocupação em excesso que eles sentem. Essa tensão afeta o estado físico, fazendo com que os músculos do corpo fiquem mais rígidos e permaneçam assim o tempo todo, o que causa o cansaço físico e mental.2

Terapia ajuda a controlar a ansiedade e a dor de cabeça

Durante as sessões de terapia você poderá compreender qual pode ser a origem da sua ansiedade e quais são os gatilhos que desencadeiam a sua crise. Desta maneira, é possível evitar a dor de cabeça ao aplicar algumas técnicas para o controle emocional nas situações que provocam estresse.1,2

Atividades terapêuticas para alívio da dor de cabeça

Esse nome é dado a qualquer atividade que possa ajudar a promover o bem-estar e o controle emocional, portanto, pode variar de pessoa para pessoa. Escolha atividades que você sente prazer em realizar e ajudem no seu relaxamento. Combinadas com a terapia, elas são a chave para uma qualidade de vida melhor para pessoas com ansiedade.1,2

Seja saudável e feliz, sem preocupações ou estresse. Cuide da sua saúde mental e os benefícios refletirão no seu bem-estar físico, reduzindo as chances de episódios de dor de cabeça. Lembre-se, você não está sozinho, converse com seus amigos e familiares e procure ajuda.1,2


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