Lançamento
O tratamento para cefaleia é uma preocupação comum para milhões de brasileiros que lidam com dores de cabeça frequentes ou intensas .
Publicado em: 14/10/2025 - Atualizado em: 05/11/2025
O tratamento para cefaleia é uma preocupação comum para milhões de brasileiros que lidam com dores de cabeça frequentes ou intensas 1.
Cerca de 140 milhões de pessoas apresentam esse sintoma, que está entre as doenças mais incapacitantes, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, e é um dos principais motivos de atendimento em emergências 1.
Com mais de 150 tipos diferentes, a dor de cabeça pode variar de leve e passageira até intensa e debilitante. Portanto, saber como tratar cefaleia crônica faz toda a diferença para garantir alívio rápido e segurança no cuidado diário 1-3.
Neste artigo, conheça mais sobre os principais tipos de dor de cabeça, suas causas e dicas práticas para aliviar os sintomas, inclusive sobre qual comprimido é bom para a cefaleia, para que você consiga recuperar sua qualidade de vida quanto antes.
Acompanhe!
Resumo
Conteúdos relacionados
Popularmente chamada de dor de cabeça, a cefaleia diz respeito a dores que acontecem em qualquer parte da cabeça, como pescoço, ombros, couro cabeludo, face e testa. Pode ser leve até mais intensa, temporária ou crônica, e causa alto impacto na execução de tarefas diárias 1,2.
Porém, essa condição pode se associar a outros sintomas dependendo das causas. Em enxaquecas, por exemplo, é possível sentir fadiga, tontura, enjoo, vômito e intolerância à claridade, ao barulho e a cheiros fortes 1.
Entre os sintomas mais comuns estão 1:
Existem mais de 150 tipos de cefaleia que se dividem em duas grandes classificações 1-3:
A seguir, saiba mais sobre cada uma!
As cefaleias primárias consistem em uma predisposição genética, como a enxaqueca, mas também são consideradas doenças, como cefaleia tensional, em salvas e crônica diária.
As dores de cabeça secundárias precisam de atenção maior, pois indicam a presença de outras doenças mais graves que devem ser tratadas adequadamente. As causas variam, mas as mais comuns são 3:
Além disso, a dor de cabeça secundária pode envolver doenças em outras partes do corpo, como olhos, nariz, garganta, dentes, mandíbulas, orelhas, pescoço ou doenças sistêmicas 2.
Algumas estratégias que ajudam a controlar a cefaleia são 1,2:
Busque orientação profissional caso a crise de dor de cabeça aconteça mais de uma vez por semana ou se gerar incapacidades, como dificuldade de trabalhar e exercer as tarefas diárias 1.
Pessoas com doenças ou infecções crônicas, além de grávidas e puérperas, também devem procurar ajuda médica se tiverem cefaleia constante 1.
De modo geral, os sinais de alerta para consultar um médico e realizar o tratamento para cefaleia são 2:
Busque repouso em ambiente silencioso e com pouca luminosidade. Hidrate-se, evite esforço físico e alimentos que possam piorar a dor. Analgésicos, como Neosaldina, podem aliviar os sintomas da crise de cefaleia. Caso a dor seja frequente ou acompanhada de outros sinais, procure orientação médica para identificar a causa e receber o tratamento adequado 1,2,4.
O tratamento envolve mudanças de hábitos, como dormir bem, controlar o estresse, manter alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. Analgésicos e anti-inflamatórios são úteis no alívio da dor. Em casos crônicos, o acompanhamento médico ajuda a investigar causas e ajustar o tratamento, de modo a prevenir crises frequentes e garantir melhor qualidade de vida 1-4.
Neosaldina é um remédio indicado no tratamento para cefaleia, com ação analgésica, antiespasmódica e vasoconstritora, que alivia rapidamente diversos tipos da condição, incluindo tensional e enxaqueca. Esse comprimido bom para cefaleia combina dipirona, isometepteno e cafeína, ativos que atuam de forma eficaz no combate à dor intensa, com efeito a partir de 15 minutos após a ingestão 4.
Neosaldina é eficaz no tratamento de diversos tipos de cefaleia, pois combina três ativos que atuam de forma completa 4:
A posologia de Neosaldina recomenda o uso oral de 1 a 2 comprimidos a cada 6 horas, até 4 vezes ao dia, sem ultrapassar o limite de 8 drágeas diárias. Não mastigue, parta ou abra os comprimidos e evite consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento. Respeite a dose prescrita para garantir segurança e eficácia 4.
Com efeito comprovado, Neosaldina é uma excelente opção de tratamento para cefaleia, pois oferece alívio confiável e eficiente. Para enfrentar a dor de cabeça e voltar a aproveitar o dia, chama a Neosa que resolve 4!
Neosaldina. Comprimido revestido. Dipirona, mucato de isometepteno, cafeína. Solução oral. Dipirona, cloridrato de isometepteno, cafeína. Indicações: analgésico e antiespasmódico para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaqueca ou para o tratamento de cólicas. MS 1.7817.0899. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2025.
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, com residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, concluída em 1996. Atuou na liderança de unidades hospitalares e maternidades entre 2004 e 2005, onde adquiriu sólida vivência em gestão médico-hospitalar.
Lançamento
Lançamento
Status OPcache:
bool(false)