Lançamento
Saber para que serve a Neosaldina faz toda a diferença quando uma dor de cabeça inesperada ou uma cólica intensa ameaça atrapalhar o seu dia.
Publicado em: 28/11/2023 - Atualizado em: 13/11/2025
Saber para que serve a Neosaldina faz toda a diferença quando uma dor de cabeça inesperada ou uma cólica intensa ameaça atrapalhar o seu dia. Afinal, esse medicamento age para aliviar o desconforto e permitir que você retome suas atividades com mais disposição e bem-estar 1.
Inclusive, você sabia que a Neosaldina trata todos os tipos de dor de cabeça? Essa ação completa é possível devido à combinação de dipirona, isometepteno e cafeína em sua fórmula 1.
A seguir, entenda mais sobre o medicamento, saiba como a Neosaldina funciona no corpo, quais seus principais efeitos e aprenda a tomar o medicamento corretamente para ter alívio sempre que precisar.
Resumo
Conteúdo relacionado
É um medicamento de ação analgésica e antiespasmódica indicado para dores de cabeça, cólicas e desconfortos associados. Cada drágea contém 300 mg de dipirona, 30 mg de mucato de isometepteno e 30 mg de cafeína, ativos que atuam no alívio da dor em 15 a 30 minutos, com efeito duradouro 1.
A dipirona bloqueia os impulsos nervosos que enviam sinais de dor ao cérebro e reduz a sensação de mal-estar. O isometepteno combina ação analgésica e antiespasmódica para controlar inflamações nos vasos sanguíneos e impedir contrações involuntárias que intensificam a dor 1.
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que também tem efeito vasoconstritor para diminuir a dilatação dos vasos e, consequentemente, os gatilhos da dor. Assim, potencializa o alívio da cefaleia e permite a recuperação mais rápida do bem-estar 1.
Neosaldina é um medicamento que serve para diminuir a sensação de dor, reduzir a dilatação de vasos sanguíneos no cérebro, controlar contrações involuntárias que podem agravar o quadro, além de ter efeito estimulante e vasoconstritor. Em geral, é utilizada para tratar cefaleias, enxaquecas e cólicas 1.
Agora que você sabe para que serve a Neosaldina, confira as diferenças entre uma dor de cabeça comum e uma crise de enxaqueca.
Cefaleia é um termo geral, usado para se referir a todo tipo de dor de cabeça que afeta o couro cabeludo, face, interior do crânio e a parte superior do pescoço. Já a enxaqueca é um dos seus tipos mais comuns, caracterizada principalmente pela dor latejante na lateral da cabeça 2,3.
Quando a dor é causada por uma condição externa, como é o caso da gripe, da sinusite ou do resfriado, ela é classificada como secundária, pois envolve um sintoma associado a outras doenças. Assim, o tratamento precisa incluir o mal-estar e o que provoca o quadro 2.
No caso da enxaqueca e da cefaleia tensional, não há um fator externo por trás das queixas. Chamadas de primárias, têm origem em inflamações dos tecidos cerebrais e adjacentes, que podem ser desencadeadas devido à predisposição genética ou por meio de gatilhos ambientais 3.
Em geral, essas condições são crônicas e não têm cura definitiva, ou seja, o tratamento serve apenas para controlar crises e aliviar os sintomas 3.
Neosaldina serve para que você tenha alívio rápido de diferentes tipos de dor de cabeça, incluindo cefaleia de tensão e enxaqueca. Além disso, sua fórmula é eficaz no controle do desconforto causado por cólicas abdominais de diversas origens, com ação analgésica, antiespasmódica e vasoconstritora para restaurar o bem-estar rapidamente 1.
A dipirona é um fármaco com ação analgésica, isto é, atua inibindo receptores do sistema nervoso para aliviar a sensação de dor. Já a Neosaldina é um medicamento que contém dipirona, cuja fórmula também conta com o isometepteno e a cafeína, para um tratamento mais amplo dos sintomas relacionados à cefaleia e enxaqueca 1.
Você pode tomar o medicamento quando sentir dor de cabeça e cólica, pois sua fórmula atua diretamente no alívio de sintomas de cefaleia primária e secundária com eficiência e rapidez. Lembre-se de seguir as orientações da bula e respeitar a posologia para saber como tomar Neosaldina com segurança 1.
Não tome Neosaldina se for alérgico ou intolerante aos componentes da fórmula. Além disso, por conta do mecanismo de ação, é contraindicada durante crises de hipertensão e quando ocorrem alterações na qualidade ou composição do sangue. Vale destacar que o medicamento não é recomendado para menores de 12 anos 1.
As reações adversas mais comuns são alergias de pele. Em quadros mais raros, os efeitos indesejados podem incluir 1:
Ainda tem dúvidas sobre o tema? Confira algumas respostas rápidas para você entender tudo que precisa!
Sim, Neosaldina é indicada para tratar diferentes tipos de dor de cabeça, como cefaleia tensional e enxaqueca, além de cólicas abdominais de diversas origens. Sua fórmula com dipirona, isometepteno e cafeína atua de forma analgésica, antiespasmódica e vasoconstritora para alívio rápido da dor leve a moderada em poucos minutos 1.
Neosaldina combina três ativos que atuam juntos para aliviar a dor: a dipirona bloqueia impulsos nervosos, o isometepteno reduz espasmos e inflamações nos vasos, e a cafeína atua como estimulante e vasoconstritor. Essa ação integrada combate a dor de cabeça rapidamente e reduz o desconforto causado por cefaleias e cólicas 1.
Não, pois sua fórmula contém cafeína, um estimulante do sistema nervoso central que ajuda a manter o organismo em estado de alerta. Sua composição alivia a dor de cabeça sem provocar sonolência e proporciona bem-estar e disposição para continuar o dia normalmente após o uso 1.
A posologia recomenda 1 a 2 comprimidos a cada 6 horas, ou até 4 vezes ao dia, sem ultrapassar 8 drágeas diárias. Você deve ingerir o medicamento inteiro, sem mastigar ou partir. É importante saber como tomar Neosaldina e respeitar a dosagem para garantir eficácia e segurança 1.
Para aliviar a dor de cabeça, a posologia de Neosaldina recomenda 1 a 2 comprimidos por via oral, a cada 6 horas, conforme necessidade. O medicamento age em cerca de 15 minutos e mantém o efeito por até 6 horas. Evite o consumo de álcool durante o tratamento 1.
Entender para que serve a Neosaldina ajuda a tratar dores de cabeça com mais eficácia. Assim, você evita que o desconforto atrapalhe a sua rotina e prejudique o seu bem-estar 1.
O medicamento é indicado para aliviar diferentes tipos de dor, como enxaqueca, cefaleia tensional e cólicas, pois tem efeito analgésico, vasoconstritor e antiespasmódico 1.
Graças à sua combinação de ativos, proporciona alívio rápido e eficaz para que você retome suas atividades com mais disposição 1.
Confie em Neosaldina para aliviar a dor de cabeça com rapidez e eficácia sempre que precisar.
Neosaldina. Comprimido revestido. Dipirona, mucato de isometepteno, cafeína. Solução oral. Dipirona, cloridrato de isometepteno, cafeína. Indicações: analgésico e antiespasmódico para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaqueca, e para o tratamento de cólicas. MS 1.7817.0899. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025.
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, com residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, concluída em 1996. Atuou na liderança de unidades hospitalares e maternidades entre 2004 e 2005, onde adquiriu sólida vivência em gestão médico-hospitalar.
Lançamento
Lançamento
Status OPcache:
bool(false)