Lançamento
A dipirona 1 grama é um medicamento com ação analgésica e antitérmica que também contribui com suas propriedades anti-inflamatórias.
Publicado em: 19/09/2025 - Atualizado em: 19/09/2025
A dipirona 1 grama é um medicamento com ação analgésica e antitérmica que também contribui com suas propriedades anti-inflamatórias. Não à toa, é um dos remédios sem necessidade de receita médica mais usados em diversos países do mundo, como Brasil e Colômbia ¹.
Um estudo apontou que é o analgésico mais usado no Brasil, com 31,8% de compra ¹.
Logo, contribui para aliviar diversos tipos de dores agudas e crônicas ¹ e pode ser muito útil no seu kit de farmácia em casa.
Para entender tudo sobre esse medicamento, leia até o final e veja para que serve, suas indicações de consumo e como tomá-la.
Conteúdos relacionados
A dipirona, chamada também de metamizol, é um remédio analgésico, antipirético e com um pequeno efeito anti-inflamatório. Sua absorção no organismo é rápida e, por isso, bastante indicada para controlar dores leves e moderadas, como enxaqueca, dor de cabeça e febre ¹,².
Os metabólitos da dipirona, como a 4-metilaminoantipirina (MAA), ajudam a aliviar a dor ao bloquear a entrada de cálcio e reduzir os níveis de AMP cíclico nos nervos, o que diminui a inflamação ¹,².
Classificada como um anti-inflamatório não-esteroidal (AINE), a dipirona pode ser encontrada sozinha em medicamentos ou combinada com outras substâncias, como a cafeína ².
A dipirona faz parte dos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) e tem o objetivo de controlar dores leves a moderadas em geral. Em caso de dores moderadas a intensas, o uso do remédio deve ser em intervalos fixos ².
De todo modo, a dipirona 1g serve para dores agudas e crônicas, pois seu mecanismo de ação atua no nível periférico e bloqueia a atividade de receptores cerebrais que ativam a sensação de dor ¹.
No caso de enxaquecas, por exemplo, gera a perda de sensibilização das terminações de um determinado nervo que se estimula pela inflamação neurogênica (alteração de origem nervosa), que se relaciona diretamente às crises de fortes cefaleias. ¹
Para saber quando tomar esse tipo de dipirona, separamos abaixo as indicações ¹,³,⁴:
Cabe destacar que a enxaqueca é uma doença considerada comum, pois afeta cerca de 6% dos homens e 15% das mulheres. Logo, a dipirona 1g, com maior concentração da substância, tende a controlar esse tipo de cefaleia de forma mais eficiente ¹.
Afinal, por inibir ações das terminações nervosas, ajuda a aliviar não apenas a dor da enxaqueca, mas também a sensibilidade ao som (fonofobia) e à luz (fotofobia), náuseas e aura ¹.
Um estudo apontou, por exemplo, que o tratamento de cefaleia do tipo tensional é mais eficaz com 1 grama de dipirona do que de 1 g de ácido acetilsalicílico (AAS) ¹.
Outra pesquisa mostrou que em dores pós-operatórias, o uso de três vezes ao dia de dipirona 1g foi mais eficiente do que o consumo de diclofenaco ¹.
Portanto, para controlar dores agudas e crônicas, esse medicamento se confirma como eficaz em diversos estudos de especialistas e pesquisadores ¹.
Leia também: Dor de cabeça por estresse: principais sintomas + como tratar
Por ser um medicamento isento de receita médica, é indispensável seguir as recomendações de uso da bula ou do seu médico. Afinal, assim como variados remédios, a superdosagem pode desencadear efeitos colaterais. Logo, siga sempre as indicações. ³,⁴,⁵
Dito isso, a bula do Neosaldina DIP, que tem 1 grama de dipirona, informa o modo de consumo ⁶:
Caso o tratamento não surta efeito, procure orientação médica. ⁵,⁶
A dipirona 1g pode demorar de 30 a 60 minutos para fazer efeito, que dura aproximadamente de quatro a oito horas conforme a intensidade e as causas da dor e dos sintomas ⁵.
Alguns grupos são contraindicados para usar dipirona para aliviar as dores, como pessoas com alergia à substância, com inflamação crônica nos rins e glaucoma de ângulo fechado (pressão alta nos olhos) ³,⁴,⁵.
Além disso, pacientes com asma, infecções respiratórias crônicas ou cardiocirculatórias e com alterações nas células sanguíneas também devem evitar seu consumo ³,⁴,⁵.
Gestantes e lactantes devem consultar seu médico antes de consumir qualquer tipo de medicamento ³,⁴,⁵.
Saiba mais: Dipirona dá sono? Vale a pena tomar? Entenda!
Por ser indicada para dores leves a moderadas e atender a dores mais intensas com a repetição da dose, a dipirona 1 grama é forte sim. Logo, quanto mais alta a concentração de um princípio ativo em um medicamento, mais potente ele é ¹,²,³.
Dessa forma, é fundamental ler a bula e entender quando tomar para evitar a superdosagem, que pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal e insuficiência renal, podendo até gerar sonolência e vertigem (tontura).
A diferença entre dipirona 1 g e dipirona 500 mg é justamente a quantidade do princípio ativo no medicamento, independentemente de seu formato, como comprimido, gotas ou xarope.
Como exemplo prático e comparativo, a unidade de medida 1 grama equivale a 1.000 miligramas, ou seja, o dobro de 500 miligramas. Por isso, o efeito no corpo muda conforme a dosagem ⁶.
A dipirona para febre é uma boa opção devido aos seus efeitos analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. Portanto, além de combater a febre, colabora para reduzir sintomas associados, como dor no corpo e de cabeça ¹-⁵.
Estudos mostram que seu efeito antitérmico é eficiente e seguro quando administrada nas doses corretas ⁷.
Em ensaios clínicos com pacientes oncológicos que apresentavam febre igual ou acima de 38 °C, a dipirona demonstrou benefícios evidentes: redução da temperatura corporal e melhora do conforto do paciente, sem diferenças significativas em relação a outros medicamentos antitérmicos, como o paracetamol e ibuprofeno ⁷.
Além disso, em estudos pediátricos com mais de 600 crianças, a normalização da temperatura ocorreu em 82% dos casos com dipirona, comparada a 78% com ibuprofeno e 68% com paracetamol ⁷.
Sem falar que a dipirona apresentou efeito mais duradouro e manteve a redução da febre por quatro a seis horas ⁷.
É importante lembrar que a febre é um sintoma, e não uma doença em si. Seu controle com medicamentos, como a dipirona, só se torna necessário quando compromete o estado geral do paciente e ajuda a proporcionar conforto e segurança durante o quadro febril ⁷.
A Neosaldina DIP é a melhor dipirona para dor, pois contém 1 grama dessa substância e serve para que adultos e adolescentes acima de 15 anos aliviem enxaquecas, dores de cabeça e febre ⁸.
Com ação analgésica e antitérmica, está disponível em diversos formatos, como embalagens com 4, 10 e 20 comprimidos ⁸.
Conheça os benefícios de Neosaldina DIP e saiba onde comprá-la!
Sim! Tanto a versão Neosaldina tradicional quanto a Neosaldina DIP têm dipirona monoidratada em suas fórmulas para alívio rápido da dor. A primeira contém 300 mg do analgésico, enquanto a segunda tem 1 grama ⁸,⁹.
A bula de Neosaldina DIP, com 1 grama de dipirona, indica repetir a dose com até 8 horas de intervalo. Adultos e adolescentes acima de 15 anos podem consumir ½ a 1 comprimido até 4 vezes ao dia ⁸.
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, com residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, concluída em 1996. Atuou na liderança de unidades hospitalares e maternidades entre 2004 e 2005, onde adquiriu sólida vivência em gestão médico-hospitalar.
Lançamento
Lançamento
Status OPcache:
bool(false)