Lançamento
Você já sentiu aquela dor chata no pescoço, que parece irradiar para os ombros e até para a cabeça? Se sim, você pode estar com desconforto na região cervical.
Publicado em: 16/09/2025 - Atualizado em: 05/11/2025
Você já sentiu aquela dor chata no pescoço, que parece irradiar para os ombros e até para a cabeça? Se sim, você pode estar com desconforto na região cervical.
O sintoma é mais comum do que parece, principalmente com o ritmo acelerado do dia a dia, uso constante de celular, postura inadequada no trabalho e noites de sono sem o devido descanso 1-3.
A boa notícia para quem sente esse tipo de incômodo é que entender melhor as causas mais comuns, assim como saber o que fazer para aliviar a dor na região cervical, pode melhorar bastante a qualidade de vida. Continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre o assunto!
Resumo
Conteúdo relacionado
A cervical é a parte superior da sua coluna vertebral, aquela que começa logo abaixo da cabeça e vai até a altura dos ombros. Essa região é composta por sete vértebras, nomeadas de C1 a C7, que formam a base de sustentação do crânio e permitem os movimentos da cabeça, como girar, inclinar ou olhar para cima e para baixo 1.
Além disso, a região tem um papel essencial na proteção da medula espinhal, que passa por dentro da coluna vertebral. Também dá passagem a vasos sanguíneos importantes e a nervos que se conectam com o restante do corpo 1.
Ou seja, apesar de pequena em tamanho, essa área tem uma função enorme para o seu bem-estar e mobilidade 1.
Entender onde fica a região cervical é fundamental, pois se trata de uma área localizada na parte posterior do pescoço, que começa na base do crânio e se estende até o início do tronco, na altura dos ombros 1.
Se você passar a mão na parte de trás do seu pescoço, vai perceber uma série de saliências – essas são as vértebras cervicais. E é justamente essa estrutura que nos permite fazer movimentos delicados e amplos com a cabeça1.
Porém, por estar tão exposta e ser muito usada diariamente, a região também está mais suscetível a lesões, tensões musculares e desgastes 1.
Uma das causas mais comuns de desconforto é a má postura, o que tem relação direta com o nosso estilo de vida atual 2.
Passar horas com a cabeça inclinada para baixo enquanto mexemos no celular, trabalhamos em frente ao computador sem apoio adequado ou mesmo dormimos com um travesseiro muito alto ou muito baixo 1,2.
Todos esses hábitos sobrecarregam essa parte do corpo e podem gerar incômodos intensos, que se acumulam dia após dia 1,2.
Entender como é a dor na cervical ajuda a identificar os sinais logo no início e buscar o tratamento adequado. A seguir, explicamos os principais sintomas para ficar de olho!
A resposta pode variar, mas geralmente as pessoas descrevem esse tipo de dor como um incômodo persistente no pescoço, que pode irradiar para os ombros, parte superior das costas ou até para a cabeça 1,2.
Também é comum sentir rigidez, dificuldade para mover a cabeça e uma sensação de peso. Em alguns casos, a dor pode ser aguda (pontual e intensa), mas também pode ser crônica (mais leve, porém contínua) 1,2.
Entre os principais sintomas, estão 1,2:
Esses sinais indicam sobrecarga na cervical, muitas vezes por má postura, estresse, lesões, uso excessivo de eletrônicos ou até por distúrbios emocionais 1,2.
Em geral, as causas mais comuns da dor cervical envolvem 1-3:
Existem algumas medidas que ajudam a aliviar a dor na região cervical, desde técnicas caseiras até o uso de medicamentos. Confira a seguir 1,2!
Por falar em medicamentos, quando a dor pega de jeito, a primeira coisa que a gente pensa é em um bom remédio. Existem várias opções, mas a escolha ideal depende da causa da dor e da orientação médica. A seguir, vamos falar mais sobre esse tópico.
De forma geral, medicamentos que combinam ação analgésica (para dor) e relaxante muscular costumam ser eficazes para aliviar contraturas na região. Afinal, seus ativos ajudam a reduzir a dor e a tensão muscular, para que você recupere seus movimentos e sua rotina com mais conforto 1,2.
Uma opção bastante eficaz é Neosaldina® Muscular, que tem ação analgésica e ajuda a relaxar os músculos. Recomenda-se para o alívio da dor devido a contraturas musculares, incluindo as que ocorrem na cervical 4.
Outra opção, para desconfortos mais fortes, é Neosaldina® Muscular MAX, com o dobro de concentração. Ou seja, sua fórmula é duas vezes mais potente contra as dores musculares.
Além disso, é um medicamento útil no tratamento de dores de cabeça tensionais, que muitas vezes têm relação com problemas de postura e estresse. Então, você já sabe: se a dor cervical incomodar, conte com Neosaldina® Muscular 4!
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, com residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, concluída em 1996. Atuou na liderança de unidades hospitalares e maternidades entre 2004 e 2005, onde adquiriu sólida vivência em gestão médico-hospitalar.
Lançamento
Lançamento
Status OPcache:
bool(false)