Lançamento

Dor nas pernas: conheça as causas e remédios para aliviar!
Publicado em: 23/12/2024 - Atualizado em: 21/02/2025
A dor nas pernas é uma queixa comum que afeta pessoas de todas as idades e pode variar em intensidade e duração.
O incômodo impacta a mobilidade e, muitas vezes, limita a qualidade de vida, pois, de acordo com o grau do desconforto, interfere nas atividades cotidianas do indivíduo.
Em geral, as causas são diversas e vão desde a falta de hidratação e problemas de circulação até o desgaste muscular após atividades intensas.
A seguir, vamos abordar os principais motivos para a dor nas pernas e apresentar tratamentos que podem ajudar a aliviá-la. Então, se você sofre com a condição, continue a leitura para identificar a origem da sua dor e conhecer as melhores formas de tratá-la.
Resumo
Conteúdos relacionados
As principais causas de dores nas pernas são:
A seguir, saiba mais sobre cada uma!
As cãibras são contrações musculares involuntárias e dolorosas que ocorrem, muitas vezes, devido à fadiga muscular, desidratação ou falta de nutrientes específicos, como potássio e magnésio 1,2.
A condição surge de forma repentina, principalmente durante a prática de atividades físicas intensas ou à noite, o que causa desconforto e, por vezes, leva a pessoa a interromper suas atividades 1,2.
Por se tratar de uma questão que atinge boa parte da população, ao longo do artigo vamos entender detalhadamente como evitá-la e aliviar seus sintomas.
A má circulação é uma das principais causas de dor nas pernas, principalmente em pessoas com condições vasculares. O fator limita o aporte de oxigênio e nutrientes que chegam aos músculos das pernas e causa sintomas como sensação de “pernas pesadas”, formigamento e dores.
Além disso, problemas como varizes e trombose venosa profunda podem intensificar os desconfortos e exigem atenção médica para um tratamento direcionado 3,4.
Entre as causas mais graves de dores nas pernas por má circulação, ainda, destaca-se a Doença Arterial Periférica (DAP) – ou Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP). A condição surge quando as artérias que levam sangue às pernas ficam estreitas ou obstruídas devido ao acúmulo de placas de gordura (ateromas)5.
Atividades físicas intensas ou até mesmo o excesso de esforço no dia a dia, como subir muitos lances de escada ou caminhar em regiões íngremes, podem causar dores nas pernas devido à fadiga muscular. A razão para o quadro é que ao submeter os músculos a um esforço excessivo, essa estrutura sofre microlesões, o que gera desconforto 6.
Tal dor nas pernas pode ser muscular, especialmente após atividades como corrida, ciclismo ou longas caminhadas. Portanto, manter uma rotina de aquecimento e alongamento ajuda a evitar o quadro, além de auxiliar na recuperação muscular 6.
A falta de nutrientes essenciais pode ser outra causa da dor nas pernas – não tão incomum quanto se imagina. Nutrientes, como potássio, magnésio e cálcio, têm um papel fundamental na contração e no relaxamento dos músculos, assim como a vitamina D, logo, sua carência pode gerar desconforto e espasmos 6, 7, 8.
Para identificar se a deficiência de nutrientes é a causa do problema, é importante realizar exames e consultar um médico. O profissional poderá indicar uma suplementação ou uma dieta que ajude a restabelecer o equilíbrio nutricional do organismo.
A desidratação ocorre quando o corpo não recebe a quantidade adequada de água, o que afeta o funcionamento dos músculos e causa dor nas pernas, geralmente na forma de cãibras 9.
Desse modo, a falta de hidratação prejudica o equilíbrio dos eletrólitos, como sódio e potássio, essenciais para o relaxamento muscular. A seguir, vamos entender mais sobre a relação entre desidratação e cãibras, com dicas para prevenção!
As cãibras nas pernas são contrações involuntárias e súbitas dos músculos que causam dores intensas e temporárias devido a diversos fatores, como falta de hidratação, desequilíbrio de eletrólitos, falta de alongamento ou má circulação 1, 8.
Para preveni-las, é importante se manter bem-hidratado ao longo do dia, alongar-se regularmente e garantir o consumo adequado de nutrientes, como potássio e magnésio.
No entanto, se as cãibras nas pernas forem uma ocorrência frequente, pode ser necessário buscar orientação médica para investigar outras possíveis causas e assegurar uma recuperação eficaz 9.
Existem técnicas caseiras simples e eficazes para aliviar cãibras nas pernas, como o uso de compressas quentes no local para relaxar os músculos e a ingestão de banana por ser um alimento rico em potássio 9. Elevar as pernas também ajuda, pois melhora a circulação sanguínea e reduz o desconforto 1.
Também é possível realizar alongamentos suaves na área, a fim de aliviar a contração muscular, enquanto uma massagem leve ajuda a relaxar e a estimular o fluxo sanguíneo no local 1, 9.
É importante ressaltar que as técnicas acima auxiliam logo após o início da cãibra, para proporcionar alívio rápido da dor nas pernas e reduzir o risco de novos espasmos. Caso o desconforto persista, pode ser necessário usar um remédio para dores nas pernas. Saiba mais a seguir!
Os melhores remédios para dores nas pernas são os analgésicos10 e relaxantes musculares, pois oferecem alívio eficaz ao reduzir o desconforto e a tensão muscular.
Em primeiro lugar, os analgésicos atuam diretamente no alívio da dor 10, enquanto os relaxantes musculares ajudam a diminuir a rigidez dos músculos. No entanto, é importante administrar medicamentos com cautela e sempre conforme a orientação médica, especialmente se as dores forem frequentes ou intensas 9.
Caso a dor nas pernas persista por vários dias, piore com o tempo ou se associe a outros sintomas, como inchaço, formigamento ou perda de sensibilidade, é fundamental procurar um médico vascular.
Neosaldina® Muscular. Comprimido revestido. dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína. M.S. 1.7817.0977. Indicações: é indicada no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Neosaldina® Muscular Max. Comprimido revestido. dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína. M.S. 1.7817.0975 Indicações:é indicado no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 2025.01
Neosaldina é referência em dor de cabeça, com formulação especialista de dipirona, isometepteno e cafeína. É indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaquecas.
Lançamento
Lançamento