Uma alimentação saudável pode ser o caminho para uma vida sem dor de cabeça
Manter uma rotina com uma alimentação saudável é fundamental para tratar e evitar doenças, inclusive as dores de cabeça.
Publicado em: 27/04/2022 - Atualizado em: 11/11/2024
Ter uma alimentação saudável, mais que uma recomendação, é uma necessidade. Isso porque a maioria das condições adversas que acontecem ao corpo tem como medida de recuperação uma rotina baseada em alimentos ricos em vitaminas.
Então, para manter uma boa qualidade de vida - longe de dores de cabeça - é preciso contar com uma alimentação regrada e saudável.1
O que é uma alimentação saudável?
Uma alimentação saudável não é apenas acrescentar algum legume e/ou verdura no prato em uma refeição por dia, ela precisa se basear em três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.1
- Variedade: comer diferentes tipos de alimentos pertencentes a grupos variados, prezando por qualidade
- Moderação: não exagerar nas porções de alimentos, buscar uma quantidade ideal para cada organismo
- Equilíbrio: respeitar as quantidades sugeridas para cada grupo de alimento.1
Além disso, é preciso considerar a idade da pessoa, o metabolismo e as necessidades nutritivas de cada um. Inclusive, há casos de dor de cabeça em que alguns alimentos podem ser o estopim para pessoas mais sensíveis.2
Saber quais alimentos não consumir com frequência é tão importante quanto saber quais são saudáveis para a rotina alimentar. Contar com um nutricionista para fazer essa indicação é uma ótima medida para explorar os benefícios dos alimentos.1
Escolha alimentos com sabedoria e pensando em saúde
Dê prioridade a alimentos como:
Grãos:
- semente de linhaça
- amêndoa
- amendoim
- grão-de-bico
- castanha
- feijão
- lentilha
Peixes:
- atum
- sardinha
Frutas:
- banana
- maracujá
Ervas:
- erva-cidreira
- cravo
- canela
- orégano2
Procure evitar:
- chá mate
- vinho tinto
- destilados em geral
- queijos amarelos.2
Manter uma boa alimentação é ter uma vida saudável
Para evitar dores de cabeça e outras complicações, é essencial melhorar a rotina alimentar. Pessoas que não têm o costume de consumir alimentos saudáveis podem apresentar uma certa dificuldade. Para facilitar esse processo, o Ministério da Saúde criou alguns mandamentos:
- comer frutas e legumes
- comer uma colher de feijão para cada duas de arroz
- evitar gorduras e frituras
- usar uma lata de óleo para cada duas pessoas da casa por mês
- realizar três refeições principais e um lanche por dia
- comer com calma e não assistindo à TV
- evitar doces e alimentos calóricos
- comer de tudo, ainda mais verduras, legumes, frutas e cereais
- praticar atividades físicas.1
Seguindo essas dicas básicas, já é possível ver uma melhora na qualidade de vida e uma diminuição nos riscos de desenvolver doenças mais graves. Porém, além disso, também é essencial praticar exercícios e beber água regularmente.
Não deixe para amanhã a vida saudável que você pode ter hoje
Evitar todas as possíveis complicações da vida pode ser difícil, mas com uma alimentação saudável, exercícios físicos e um bom consumo de água, o corpo fica mais forte e capaz de reagir melhor a elas, caso apareçam, diminuindo a intensidade e a constância dos problemas.
Uma ótima opção para acompanhar o seu processo para uma vida mais saudável é procurar um médico especializado, um nutrólogo pode ser um ótimo aliado. Além do nutricionista para que, com ações diárias, uma alimentação mais saudável se torne um costume.
Coloque a sua saúde em primeiro lugar, só assim os resultados positivos aparecem e uma vida sem dor de cabeça fica mais próxima da realidade.
Conteúdos relacionados: