Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/post.php on line 46
Televisão no quarto: conforto ou dor de cabeça?
Causas

Televisão no quarto: conforto ou dor de cabeça?

Muita gente acredita que ter uma televisão no quarto torna o ambiente ainda mais gostoso e confortável, porém, assistir tv em excesso e ainda mais no período da noite pode levar a dores de cabeça e insônia.

27/04/2022 | Autoria Neosa

Imagem do post Televisão no quarto: conforto ou dor de cabeça?

Passou um longo tempo assistindotv no quarto e teve uma péssima noite de sono em seguida? Esse episódio pode ser frequente para muitas pessoas e, além de não proporcionar o descanso suficiente para o próximo dia, também pode causar dores de cabeça.1

Por que assistir tv na cama causa dores de cabeça?

A luz da tela da televisão à noite atrapalha a fabricação do hormônio do sono - melatonina - que precisa ser produzido para equilibrar a serotonina - hormônio responsável pelas funções cognitivas e sensibilidade. O desequilíbrio que ocorre leva à insônia, dores de cabeça e cansaço excessivo, uma vez que os hormônios são interligados e responsáveis por uma boa noite de sono quando estão trabalhando normalmente.1

Além do que, assistir tv no quarto no período da noite acaba por atrapalhar as horas que devem ser dormidas, já que a tv tende a dificultar o controle do tempo. Isto é comum, muitas pessoas passam várias horas assistindo séries e/ou vendo filmes e perdem a noção do período que passou.

A estimulação ambiental que a tv causa, contribui para isso, fazendo com que além do cansaço e dores de cabeça, outras possíveis doenças apareçam, como: depressão, ansiedade, mau humor, irritabilidade, agressividade e enxaqueca.1

Assistir tv durante o dia ou em outro ambiente pode ser a solução

A tv não precisa ser considerada uma inimiga, muito pelo contrário, é necessário ter momentos de lazer, até mesmo para aliviar um pouco a tensão do dia. Porém, o recomendado é que eles sejam em outro ambiente - na sala, por exemplo - ou durante o dia, para evitar o cansaço e as dores de cabeça.

Transferir outras funções para o quarto atrapalha o descanso que esse ambiente deveria proporcionar. Assim como assistir tv, utilizar o quarto para trabalho também não é ideal. Para que o sono seja bom e relaxante, o melhor é que o local seja bem escuro, confortável e reservado, principalmente, para dormir.

Descansar pelo menos 8 horas por noite é fundamental para o bom funcionamento do organismo, evitando com isso, sentimentos desagradáveis como dores de cabeça, cansaço e irritabilidade. Tenha o período noturno guardado para realizar atividades relaxantes, que vão ajudar o seu sono e não atrapalhá-lo.

Evite muitos líquidos pouco tempo antes de dormir e também comidas pesadas. Como a digestão costuma ser longa, pode causar um sono não contínuo e também a necessidade de levantar para ir ao banheiro.

Dê valor ao tempo de descanso, ele é responsável por tornar o outro dia produtivo sem interferências negativas, como dores de cabeça e cansaço.


Conteúdos relacionados: