Causas

Mudanças de estação e dores de cabeça: uma linha tênue

Conforme o tempo muda, algumas pessoas sentem dores de cabeça e isso não é por acaso, já que ele pode ser um estímulo para dores.

Publicado em: 27/04/2022 - Atualizado em: 11/11/2024

Imagem do post Mudanças de estação e dores de cabeça: uma linha tênue

Muitas pessoas sentem dores de cabeça com a mudança de estação, mas em um primeiro momento não conseguem relacionar a dor a esse estímulo. Isto porque, por mais que seja comum para certas pessoas, outras não sentem absolutamente nada.

Esse fato acontece, pois, esse estímulo têm maior relação às pessoas sensíveis às dores, para estas, a mudança de estação tem um efeito maior, por isso as dores de cabeça aparecem.

Qual a relação da mudança de estação com a dor de cabeça?

Os fatores externos, como a mudança de temperatura, geram no corpo uma necessidade de adaptação, e para pessoas mais sensíveis, pode sobrecarregar os mecanismos e desencadear dores.1

As associações ao clima podem ser desde às temperaturas muito baixas às muito altas. Quando a temperatura cai muito, para evitar que o corpo perca calor, os vasos sanguíneos se contraem para manter o corpo aquecido e esse esforço pode causar dores de cabeça.1

A dor de cabeça também pode ser desencadeada quando a estação muda para o calor. Ele tende a aumentar a transpiração e, sem ingerir a quantidade suficiente de água para balancear os níveis do corpo, pode gerar a desidratação - que tem como principal efeito a dor.

Uma mudança de estação que torna o clima muito seco, além de trazer diversos sintomas para respiração, como garganta seca, tosse, catarro, rinite e bronquite, também tem influência nas dores de cabeça.2

Portanto, diversos fatores ligados à mudança de estação podem levar às dores de cabeça, já que cada tipo de mudança interfere de uma forma diferente nos sintomas, que são também estímulos às dores.

Como evitar dores de cabeça com as mudanças de estação?

Não existe uma atitude específica que pode aliviar as dores de cabeça com as mudanças de estação. Mas algumas medidas podem ser tomadas no dia a dia para ajudar as dores serem mais moderadas.1

Tomar água nas quantidades ideais é uma ação que tem consequências positivas para o corpo, uma vez que esse consumo melhora a imunidade, ajuda no combate do clima seco e auxilia no funcionamento do metabolismo.2

A alimentação saudável atrelada a exercícios também melhora o funcionamento do corpo, o que faz a imunidade aumentar. Isto pode diminuir os efeitos da mudança de estação com as dores de cabeça.

Entretanto, caso as dores de cabeça aumentem drasticamente durante as mudanças de estação, é aconselhável procurar um médico para compreender qual é o estímulo-base das dores e buscar um tratamento mais específico.

Dessa maneira, você evita prolongar os sintomas e fica mais tempo sem dor de cabeça, aproveitando as mudanças do clima sem transtornos.


Conteúdos relacionados: