Tratamento

Escalda-pés: relaxe e fique sem dor de cabeça

O escalda-pés é um método de relaxamento, em que os pés são mergulhados em uma bacia de água morna com ervas e/ou óleos que potencializam esse efeito.

27/04/2022 | Autoria Neosa

Imagem do post Escalda-pés: relaxe e fique sem dor de cabeça

Muitas vezes, o motivo das dores de cabeça são emocionais e, nesses casos, a utilização de métodos naturais para o tratamento pode ser uma ótima alternativa. Até porque, esses tratamentos, geralmente, não desencadeiam nenhum efeito colateral negativo.

O escalda-pés, como alternativa para melhorar as crises de dores de cabeça, tem efeitos positivos no alívio da tensão muscular, estresse e ansiedade. Uma vez que, ao mergulhar os pés em uma água morna, a circulação é ativada melhorando o sistema linfático (responsável por coletar impurezas da circulação e manter as defesas do corpo em alerta contra ameaças).1,2

O que é o escalda-pés?

É uma prática utilizada para relaxamento e alívio de dores, que pode ser feito sozinho ou com o acompanhamento de profissionais. O escalda-pés consiste basicamente em mergulhar os pés em um recipiente com, aproximadamente, 3 litros de água morna, na altura do tornozelo, e pode estar com ervas e/ou óleos.2

O recomendado é fazer como se fosse um chá: testar a temperatura conforme a sensibilidade de cada um (variando de morno à quente) e deixar os pés de molho em torno de 20 minutos. O tempo não precisa ser cronometrado, o que conta é a sensação que cada pessoa vai sentir, já que o alívio das dores de cabeça é gradativo.2

Por que fazer o escalda-pés melhora a dor de cabeça?

Muitas dores de cabeça ou até em outras partes do corpo acontecem por motivos ligados ao emocional, como estresse, cansaço e ansiedade. Fazendo o escalda-pés, é possível aliviar essas dores, visto que ele alivia o estresse, relaxa o corpo e, consequentemente, diminui a ansiedade.

O escalda-pés também ajuda na circulação sanguínea. Como os pés são uma região onde ela é mais deficiente, ativá-la pode ser muito positivo para a saúde. Com a água quente, os vasos se dilatam, gerando um aumento da circulação. Com ela mais ativa, o corpo executa melhor suas funções, evitando então, dores de cabeça, inchaço e outros efeitos desagradáveis.

Como fazer o escalda-pés?

O essencial no processo de preparo do escalda-pés é a escolha das melhores ervas para potencializar o resultado dessa prática. Como ele é parecido com um chá, não existe segredo, é só ferver a água com a erva escolhida e esperar ficar em uma temperatura agradável para colocar os pés.

Em relação às ervas, algumas podem ter maiores resultados quando se trata de dores de cabeça e relaxamento, como:


  • camomila: que tem efeito calmante

  • erva-doce: reduz o inchaço

  • chá-verde: antioxidante e energizante

  • anis-estrelado: anti-inflamatório, antimicrobiano e antioxidante.2

É recomendado também incluir algum óleo hidratante com a erva no preparo do escalda-pés, assim, além de aliviar dores de cabeça, também é possível manter os pés hidratados.

Aproveite que essa prática é fácil e tem bons resultados e faça o uso dos seus benefícios. Com o escalda-pés para aliviar o estresse e a dor de cabeça, é muito mais fácil manter a calma e ter uma vida menos acelerada.


Conteúdos relacionados: