O estresse pode causar dor de cabeça?
27/04/2022
Causas
Não dá para negar que uma vida sem dor de cabeça é muito melhor. Para evitá-la, algumas dicas básicas podem ser úteis.
27/04/2022 | Autoria Neosa
Eliminar todos os tipos de dor de cabeça é bem difícil, uma vez que eles têm diferentes causas e ainda podem ser desencadeados por doenças. Entretanto, é possível eliminar alguns dos gatilhos, que podem dar uma boa chance de aliviá-las.
Uma mudança de hábito e uma rotina saudável ajuda todo o corpo, desenvolvendo um sistema imunológico mais forte, que pode ser um grande aliado para uma vida sem dor de cabeça.
Para evitar as dores de cabeça, principalmente as do tipo tensional, é preciso identificar os motivos desencadeantes, já que para se livrar delas é essencial eliminar as razões.
Procurar um médico para auxiliar nessa procura é fundamental. Dessa maneira, os resultados se tornam mais objetivos e direcionam para a melhor forma de tratá-los.
Os principais fatores desencadeantes, nesse caso, podem ser:
Para conseguir eliminar esses fatores, mudanças precisam ser feitas e, para que elas tenham consistência, precisam se tornar um hábito, já que esses sintomas são naturais no cotidiano e podem sofrer oscilações. A constância aqui tem um papel muito importante e impõe autocuidado e motivação.
Um fato que sempre deve ser lembrado: nunca é tarde para começar.
As mudanças que precisam ser feitas para direcionar a vida para um rumo mais saudável partem de três cuidados básicos que merecem atenção: alimentação, consumo de água e exercícios físicos.3
Prestar atenção no que você consome é o primeiro passo para avaliar a situação da saúde e modificá-la. Claro que é preciso considerar que as necessidades nutricionais dependem da idade, do estilo de vida e do metabolismo, por isso, contar com um nutricionista é extremamente importante. Esse profissional saberá indicar o melhor cardápio e também a quantidade ideal de água, para manter o corpo sempre hidratado e saudável.
Uma rotina mais saudável tem efeitos tanto físicos quanto mentais. Para dar os primeiros passos em busca de uma vida sem dor de cabeça:
Essas ações, além de proporcionarem uma imunidade melhor, também ajudam com diversos gatilhos da dor de cabeça, como a ansiedade, estresse, jejum e sono irregular.
Fugir do convencional na hora de tratar dos sintomas da dor de cabeça pode ser uma ótima opção, uma vez que o tratamento mais comum, com medicação, quando feito por conta própria tende a piorar mais o quadro do que ajudar.
Algumas opções de tratamento alternativo, que podem atuar nos gatilhos da dor amenizando-os e então aumentando as chances de uma vida sem dor de cabeça, são:
Esses tipos de tratamentos são importantes porque, além de contribuírem para eliminação dos sintomas, também conseguem melhorar a percepção do indivíduo de si mesmo.
E não dá para negar, o autoconhecimento é uma ótima ferramenta para quase tudo na vida. Até mesmo para saber discernir o melhor jeito de levá-la: mirando em saúde, bem-estar e em uma rotina sem dor de cabeça.
Conteúdos relacionados: