Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/post.php on line 46
Tontura e dor de cabeça: atente-se aos sinais
Sintomas

Tontura e dor de cabeça: atente-se aos sinais

Tanto uma quanto a outra não são comuns. Quando a dor de cabeça e a tontura aparecem juntas, é preciso ter uma atenção redobrada, uma vez que existem diversas complicações que podem envolvê-las.

27/04/2022 | Autoria Neosa

Imagem do post Tontura e dor de cabeça: atente-se aos sinais

A tontura e a dor de cabeça são sintomas que podem estar atreladas a diversas doenças, por isso, saber quais são as possíveis causas é muito importante e pode ajudar com o encaminhamento para o especialista adequado.

O tratamento iniciado logo que o quadro é identificado, é extremamente importante para que as chances de recuperação sejam ainda maiores. Saber porquê a tontura acontece e quais os possíveis motivos podem atrelá-la a dores de cabeça e/ou outras doenças mais sérias, pode ser essencial para prevenir a evolução do quadro.

O que é a tontura e por que ela acontece?

O equilíbrio do corpo é regulado pelo labirinto (uma parte encontrada no interior da orelha), que manda estímulo para o cérebro de modo a manter o corpo estável. Quando algo não está funcionando bem, ou seja, quando existe um distúrbio no labirinto ou no cérebro, as tonturas são reações comuns.2

As complicações no labirinto podem acontecer por algumas doenças, como:


  • labirintite

  • diabetes

  • doenças tireoidianas

  • colesterol alto

  • problemas na coluna cervical

  • pressão alta

  • dieta desregrada

  • enxaqueca

  • variações hormonais.2

Esses são os casos em que a condição afeta o labirinto causando, além de tontura, possíveis dores de cabeça. Porém, existem também casos nos quais a tontura não é derivada do labirinto, como a pressão baixa e anemia. Nesses, a tontura e a dor de cabeça que acontecem são por alterações no sangue.1,2

Sem tonturas, sem dor de cabeça e com mais saúde

Sentir dores de cabeça e/ou tonturas são indicações de que algo no corpo está errado. Ao senti-las, o ideal é procurar um médico, de preferência um especialista na área. Dependendo do caso, pode ser um otorrinolaringologista (tratamento relacionados a nariz, seios da face, garganta e ouvidos) ou um neurologista (tratamento do sistema nervoso - cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos).

Caso não saiba qual é o ideal, procurar um clínico geral pode ser uma boa opção para que ele indique a especialização correta para lidar com as dores de cabeça e a tontura. De qualquer forma, é fato: a saúde não deve ser negligenciada.

Procure sempre manter uma rotina saudável com exercícios e uma alimentação rica em nutrientes para que complicações não apareçam e, se surgirem, o corpo estará mais preparado para combatê-las.

Viva com saúde, sem tonturas e sem dores de cabeça. Preze pelo seu bem-estar.


Conteúdos relacionados: