O estresse pode causar dor de cabeça?
27/04/2022
Causas
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune, que afeta pessoas de todas as idades. Seus sintomas, quando não tratados, causam dores intensas pelo corpo.
27/04/2022 | Autoria Neosa
Uma doença crônica e autoimune quer dizer, respectivamente, que não existe uma solução definitiva para ela e que as células de defesa do corpo, que deveriam ser responsáveis por protegê-lo, agridem-no. Além de dores fortes nas articulações, a artrite reumatoide também causa inchaço, aumento da temperatura na região afetada e fadiga.1
Portanto, conviver com essa doença pode levar a outros sentimentos, como estresse e dificuldade de concentração. Esses possuem como sintoma comum a dor de cabeça. Logo, ela pode também ser uma complicação para as pessoas que estão com artrite reumatoide.
No começo, os indícios dessa doença podem ser confundidos com outras complicações, como uma dor de joelho por esforço contínuo, por exemplo, uma vez que a artrite reumatoide é causada pela inflamação nas articulações dos ossos. Porém, com o aparecimento de outros sinais, é possível entender do que se trata o caso.
Os sintomas mais corriqueiros no caso da artrite reumatoide são:
O diagnóstico completo da artrite reumatoide considera, além dos sintomas, os resultados de exames de laboratório (VHS, proteica C-reativa e fator reumatoide) e também de imagem (raio-X, ressonância magnética e ultrassom articular).
Não há uma idade específica para desenvolver a artrite reumatoide, ela pode atingir de crianças a idosos. Contudo, afeta mais mulheres do que homens, que tenham entre 50 e 70 anos.
No que diz respeito aos motivos para desenvolver a doença, não existe nada comprovado, porém existem alguns fatores que podem interferir como: genética, infecções e exposição a fatores ambientais. Todos esses que também podem ser a causa de dores de cabeça em pessoas mais sensíveis.
A dor de cabeça não é uma reação direta dessa doença, mas ela pode aparecer em certos casos, ainda mais em quem tem sensibilidade a ela. Uma vez que, ao possuir uma doença contínua como a artrite reumatoide, é preciso conviver com o desconforto diariamente, e para muitas pessoas, causa estresse, cansaço e insônia. E todas essas condições têm interferência direta no aparecimento de dores de cabeça.
Além do que, alguns sintomas da artrite reumatoide como febre, cansaço e mal-estar, tendem a ser gatilhos para dores de cabeça, ainda mais quando aparecem juntos.
Primeiro é preciso entender a diferença de ortopedista e reumatologista, já que para ter um tratamento com resultados mais expressivos para a artrite reumatoide, é fundamental contar com um especialista.
O ortopedista trata de problemas mecânicos relacionados a ossos (fraturas, luxações, lesões de menisco, de ligamento e outras possíveis complicações). Já o reumatologista cuida de problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos). É nessa especialidade que a artrite reumatoide se encontra e é com esse profissional que o tratamento para a doença trará melhores respostas.2
Somente ele saberá o melhor tipo de tratamento. Os mais comuns são os medicamentosos com analgésicos, corticoides e drogas imunossupressoras. Para melhorar a convivência com a artrite reumatoide é recomendado também pelos médicos praticar exercícios todos os dias para fortalecer a musculatura e aliviar as dores nas articulações, assim como as dores de cabeça por estresse.1
Assim que identificar os sintomas, procure um reumatologista para seguir com o tratamento. O tempo nesse caso é fundamental para que o quadro não evolua para uma deformidade em alguma articulação.
A artrite reumatoide pode se tornar uma doença bastante impeditiva, entretanto, assim que a abordagem médica começa, os resultados aparecem e se torna menos doloroso lidar com a doença. Entender o que é e as possibilidades de conviver com ela, facilita a aceitação da condição e aumenta as chances de uma vida tranquila sem dores de cabeça e nas articulações.
Conteúdos relacionados: