Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/html/post.php on line 46
Aneurisma: dores de cabeça fortes podem ser um sinal
Sintomas

Aneurisma: dores de cabeça fortes podem ser um sinal

O aneurisma cerebral acontece silenciosamente na maioria das vezes, por isso, é tão importante entender mais sobre ele e identificar sintomas.

27/04/2022 | Autoria Neosa

Imagem do post Aneurisma: dores de cabeça fortes podem ser um sinal

O aneurisma é uma dilatação no cérebro, como se fosse uma &ldquobolha&rdquo que aparece na parede de um vaso sanguíneo. Ele pode ocorrer em decorrência de pressão alta sem tratamento. Isso porque a pressão muito forte na cabeça força as veias a pulsarem fora do ritmo normal e causam essa &ldquobolha&rdquo e, consequentemente, uma dor de cabeça bem forte. Com o diagnóstico precoce, pode ser tratado e dessa maneira evita-se consequências graves.1,2

Mas como identificar qual tipo de dor de cabeça é aneurisma?

É claro que não são todas as dores de cabeça que são sinais para um aneurisma. As dores ligadas ao aneurisma geralmente têm duas características específicas: começam do nada e são extremamente fortes. E elas também não são os únicos sintomas, podem estar acompanhadas de outros. Como:


  • rigidez no pescoço

  • perda ou alteração na consciência

  • visão dupla ou borrada

  • dor imediata em acima dos olhos ou atrás

  • fraqueza inesperada e sensibilidade alterada

  • sensibilidade à luz (fotofobia)

  • convulsões

  • queda da pálpebra.

Apesar de ser o sintoma mais conhecido, a forte dor de cabeça sozinha não é evidência suficiente para o diagnóstico. De qualquer maneira, ao senti-la, a recomendação é procurar um médico o mais rápido possível. O diagnóstico rápido pode prevenir o rompimento do aneurisma.

Tem jeito de evitar um aneurisma?

Não existe uma causa específica para um aneurisma, entretanto, alguns fatores de risco podem ser evitados, como: tabagismo uso de drogas, como cocaína e pressão alta (quando não hereditária). Já outros fatores de risco podem ser tratados, como: nascimento com fragilidade na parede das artérias cerebrais infecções dores de cabeça constantes tumores e lesão cerebral.1,2

Para evitar sentir dores de cabeça e fazer uma relação equivocada ao aneurisma, é bom saber que alguns desses fatores, como o tabagismo, a pressão alta e o uso de drogas, também desencadeiam dores de cabeça comuns e que podem não ser o extremo da doença.

Com o cuidado necessário de entender quais são eles, essa ação é útil para se atentar à frequência dos sintomas e evitar o desenvolvimento de um aneurisma.

Qual o tratamento para o aneurisma?

A resolução mais comum para curar um aneurisma é a cirurgia convencional, em que o cirurgião abre o cérebro e faz um clipagem - como se ele colocasse um &ldquoclipe&rdquo na base dele para controlar a &ldquobolha&rdquo - na parede do vaso sanguíneo.1

Com os avanços tecnológicos, atualmente, existe outro procedimento mais tranquilo que pode ser feito sem a abertura do crânio. Ele é feito por um corte bem pequeno na virilha, com anestesia local, parecido como o cateterismo cardíaco: o cateter é levado até o crânio onde espirais metálicas são colocadas dentro do aneurisma, bloqueando-o para impedir que ele se rompa.1

Quando se trata de aneurisma, os casos precisam ser minimamente avaliados por um médico para saber qual a melhor solução. Então, assim que identificar o tipo de dor de cabeça junto com outros sintomas dessa doença, procure um médico. Como é um problema que sem tratamento pode levar até a morte, o acompanhamento com um profissional de saúde é fundamental.


Conteúdos relacionados: