Lançamento

Dor nas costas no lado direito é grave?
Publicado em: 23/12/2024 - Atualizado em: 21/02/2025
Você já sentiu dor nas costas do lado direito? Embora pareça específico, o desconforto é mais comum do que muitos imaginam e tem origem em diversas condições.
São dores que variam em intensidade e duração, e podem afetar as atividades diárias e até comprometer a qualidade de vida caso não tenham o tratamento correto.
Assim, além de saber o que pode ser dor nas costas do lado direito e quando procurar ajuda, é importante conhecer as possíveis causas e aprender práticas que ajudam na prevenção. Vamos lá?
Resumo
Conteúdos relacionados
A dor nas costas no lado direito tem várias causas, e as mais comuns são tensão muscular, má postura e distensões leves1,2. A sobrecarga da musculatura, especialmente na região lombar e dorsal, é uma das razões devido a movimentos repetitivos ou à permanência em posturas inadequadas por longos períodos1.
No entanto, a dor no lado direito das costas pode indicar condições mais complexas, como cálculos renais ou inflamações. As populares pedras nos rins, por exemplo, costumam gerar uma dor intensa, que começa na parte inferior das costas e se irradia para o abdômen e a virilha, muitas vezes junto a náuseas e alterações urinárias 1,3.
Outras possibilidades incluem inflamações no pulmão, como em casos de pneumonia1. Mas em qualquer situação é fundamental observar os sintomas e procurar ajuda médica se o desconforto persistir.
Para prevenir a dor nas costas no lado direito, siga as dicas a seguir!
Embora a dor nas costas no lado direito seja uma condição relativamente comum, é importante saber quando o desconforto pode indicar algo mais sério.
Fique atento a sinais de alerta, como dores persistentes, febre ou outros sintomas e procure um especialista para uma avaliação completa. Para entender melhor, a seguir vamos explicar quando a dor nas costas é preocupante.
Nem toda dor nas costas indica um problema grave, pois na maioria das vezes tem relação com desgastes e tensões musculares que ocorrem em atividades do dia a dia, como levantar peso excessivo, praticar exercícios de forma inadequada ou passar muito tempo na mesma posição1,2.
Aliás, dormir em uma posição desconfortável também é um fator comum que desencadeia dores nas costas no lado direito, mas que geralmente melhoram com alongamento e ajustes na rotina.
No entanto, fique atento a sinais de alerta que indicam a necessidade de avaliação médica, como:
Se você apresentar algum desses sinais, o ideal é procurar um clínico geral para uma análise completa e adequada.
Para saber se a dor nas costas é muscular ou algo mais sério, observe a intensidade e a duração do desconforto. Dores musculares geralmente surgem após esforço físico ou má postura, mas melhoram com repouso e alongamentos. Em condições mais graves, a dor tende a persistir, pode irradiar para outras áreas e causar febre, dificuldade para respirar ou alterações urinárias1.
Os sinais acima exigem atenção médica para diagnóstico e tratamento adequados.
Para tratar a dor nas costas do lado direito, o uso de relaxantes musculares e analgésicos é uma alternativa eficaz5. Os primeiros são ideais em casos de tensões musculares, pois aliviam a rigidez da musculatura e diminuem os espasmos6.
Ou seja, relaxantes musculares são especialmente úteis quando a dor resulta de postura inadequada, sobrecarga muscular ou atividades físicas intensas6.
Relaxantes musculares são medicamentos que agem diretamente no sistema nervoso central e diminuem a tensão para promover o relaxamento da musculatura. O uso mais comum é para aliviar dores por contraturas, espasmos ou lesões musculares, pois reduzem a rigidez e facilitam a recuperação dos músculos6.
Analgésicos são medicamentos que aliviam a dor ao bloquear os sinais dolorosos que o cérebro recebe. É possível encontrar no mercado farmacêutico diferentes tipos de analgésicos, que atuam de maneiras variadas no corpo, mas todos têm o objetivo de diminuir o desconforto sem agir diretamente na causa7.
Neosaldina® Muscular. Comprimido revestido. dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína. M.S. 1.7817.0977. Indicações: é indicada no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Neosaldina® Muscular Max. Comprimido revestido. dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína. M.S. 1.7817.0975 Indicações:é indicado no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 2025.01
Neosaldina é referência em dor de cabeça, com formulação especialista de dipirona, isometepteno e cafeína. É indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaquecas.
Lançamento
Lançamento