Loja Neosaldina
Neosaldina Muscular Dor

Bursite no ombro tem cura? O que causa? Quais os sintomas?

Bursite no ombro: causas, sintomas, tratamento e como a Neosaldina Muscular pode ajudar no alívio da dor

Publicado em: 04/09/2025 - Atualizado em: 04/09/2025

Imagem do post Bursite no ombro tem cura? O que causa? Quais os sintomas?

As dores musculoesqueléticas levam muitos brasileiros a procurar atendimento médico, com prevalência entre 14,5% e 15,7%. Muitas vezes, a causa é a inflamação das bursas, bolsas de fluidos localizadas nas articulações, com sintomas que incluem dor e limitação de movimento. Apesar de preocupante, a bursite no ombro tem cura e o manejo é mais simples do que se pode imaginar 1-3.

De qualquer modo, como o quadro é pouco específico e muitos fatores influenciam a sua evolução, o melhor a fazer é se informar sobre o tema e ir ao médico assim que puder 1.

Neste post, você vai conferir um guia prático do que pode causar dores nos ombros, o que é a bursite, quais articulações podem ser atingidas, quais sintomas são mais comuns e, principalmente, como tratar cada caso. Aproveite a leitura!

Resumo

  • A bursite no ombro tem cura e o manejo é mais simples nos casos agudos. Além de aliviar os sintomas, recomenda-se identificar e tratar a causa da inflamação para curá-la completamente. Nos quadros crônicos, os sintomas surgem de forma recorrente. Assim, o tratamento também deve cobrir fatores de risco, como infecções mal curadas e lesões repetidas 1,2,3.
  • As bursas são bolsas cheias de fluidos, localizadas nas articulações, e que servem para amortecer e facilitar o deslizamento entre tecidos musculoesqueléticos, como pele, músculos, tendões, ligamentos e ossos 1,2.
  • Além do ombro, a bursite também pode afetar joelhos, cotovelos, pés, principalmente no calcanhar, quadris e glúteos 2.
  • O tratamento da bursite no ombro, geralmente, é feito com analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e repouso. Ocasionalmente, podem ser aplicadas injeções de corticoides para controlar casos mais intensos. Além disso, é necessário tratar a causa do quadro 1.

Conteúdos relacionados

O que é bursite?

A bursite é a inflamação dolorosa das bursas, bolsas de fluidos que servem de amortecimento para o sistema musculoesquelético, principalmente nas articulações, responsáveis por reduzir a fricção entre ossos e tecidos moles 1,2.

O quadro se desenvolve após uma irritação e causa inchaço, geralmente após movimentos repetitivos ou excesso de carga. Apesar de a bursite nos ombros ser a mais famosa, esse tipo de lesão pode acometer outras áreas do corpo. Afinal, existem mais de 150 bursas no seu corpo, o que inclui 2:

  • ombros;
  • cotovelos;
  • joelhos;
  • pés (principalmente nos calcanhares);
  • quadris;
  • glúteos.

O que causa a inflamação das bursas?

As causas mais comuns da inflamação das bursas são 1,2:

  • lesão ou trauma;
  • sobrecarga;
  • irritação por movimento repetitivo ou indevido;
  • gota (acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações);
  • artrite reumatoide (inflamação autoimune que atinge articulações e tecidos conjuntivos);
  • pseudogota (artrite por pirofosfato de cálcio);
  • infecções por microrganismos patogênicos, especialmente a bactéria Staphylococcus aureus.

Quais os tipos de bursite?

Além do local atingido, é possível classificar a bursite como aguda, crônica e infectada. Entenda o significado por trás desses termos.

Bursite aguda

A bursite aguda é uma irritação de curto prazo, que pode ser causada por lesão, sobrecarga, trauma ou infecção leve. Normalmente, os sintomas são moderados e, após o tratamento adequado, não há reincidência 1,2.

Bursite crônica

A bursite crônica é a versão da doença que provoca episódios recorrentes. Se você apresenta uma predisposição à inflamação das bursas ou está com a imunidade baixa, o que dificulta o combate a infecções, o risco de sofrer com essas crises é maior 1,2.

Atletas, trabalhadores manuais e músicos estão entre os grupos com maior probabilidade de desenvolver lesões musculoesqueléticas, como a bursite, devido aos movimentos repetitivos e o esforço físico 1,2.

Por outro lado, diabetes, artrite e alterações da tireoide também atuam como fatores de risco para a bursite crônica 1,2.

Bursite infectada

É necessário destacar a condição causada por infecções, pois o tratamento é diferenciado dos demais casos. Esse tipo de bursite no ombro tem cura, mas o manejo também requer drenagem do líquido infectado e administração de antibióticos ou outra classe de medicamentos específicos 1,2.

Quais os sintomas de bursite?

Os sintomas mais comuns de bursite são 2:

  • dor na área atingida, como nos ombros e cotovelos, principalmente para se movimentar;
  • mobilidade reduzida e fraqueza;
  • inchaço.

Nos casos associados a infecções, também pode ocorrer 2:

  • febre;
  • calafrios;
  • sensação de calor no local;
  • descoloração ou vermelhidão na pele.

O que pode causar dor no ombro?

A dor no ombro não é apenas sinal de bursite. Outras causas comuns incluem 2-7:

  • má postura;
  • lesão nos tecidos moles, como estiramento muscular ou ruptura de ligamento;
  • fratura;
  • deslocamento;
  • luxação;
  • tendinite (inflamação dos tendões);
  • artrite e osteoartrite (problemas ósseos e articulares).

Assim, ao notar os sintomas, antes de questionar se a bursite no ombro tem cura ou qual remédio tomar, marque uma consulta com um ortopedista para diagnosticar o caso corretamente 1,2.

Bursite no ombro tem cura?

Sim, felizmente a bursite no ombro tem cura. Geralmente, o diagnóstico precoce aumenta as chances de recuperação completa, principalmente nos casos agudos e moderados. De qualquer modo, para identificar a condição e iniciar o tratamento no tempo certo, a orientação do ortopedista é essencial 1,2.

Como é o tratamento para bursite no ombro?

Em geral, o tratamento para bursite no ombro consiste em 1,2:

  1. Repouso: evitar esforço na área da inflamação ajuda a controlar o quadro e pode amenizar a dor;
  2. Uso de medicamentos para manejo dos sintomas: o médico pode receitar remédios para tratar sintomas da inflamação, como inchaço e dor muscular, para aumentar o conforto durante a fase de convalescência;
  3. Injeção de corticoides: quadros de dor intensa podem ser tratados com injeções de corticoides, que servem para diminuir o inchaço e amenizar a pressão nas bursas inflamadas;
  4. Uso de antibióticos: quadros provocados por infecções bacterianas necessitam de antibióticos para combater os patógenos e controlar a reação do organismo;
  5. Drenagem: pode ser necessário drenar o excesso de líquido nas bursas, a depender da causa da inflamação;
  6. Remoção cirúrgica: casos mais graves e crônicos podem exigir a remoção cirúrgica da bursa atingida;
  7. Fisioterapia: a fisioterapia pode ajudar no alívio da dor e estimular a reabilitação musculoesquelética, além de reeducar o paciente quanto à forma correta de realizar certos movimentos.

Qual o melhor remédio para dor no ombro?

Desconfortos como dor no ombro, pescoço e costas podem ser tratados com auxílio de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. A escolha do medicamento depende de fatores como causa, tipo e intensidade da dor. Para definir o melhor remédio para dor no ombro, recomenda-se consultar um médico ou farmacêutico 2.

Dor no corpo? Conte com Neosaldina Muscular!

A dor muscular apareceu? Neosaldina Muscular é potência máxima para alívio das dores no corpo.

Com ação analgésica e relaxante muscular de início rápido, a partir de 30 minutos, esse medicamento é indicado no alívio da dor, especialmente quando o desconforto é associado a contraturas musculares, como dor de cabeça tensional 8.

Para proporcionar esses benefícios, a fórmula conta com 8:

  • 300 mg de dipirona monoidratada;
  • 35 mg de citrato de orfenadrina;
  • 50 mg de cafeína.

Saiba mais sobre este medicamento ao visitar nossa loja online!

Neosaldina® Muscular. Comprimido revestido. Dipirona monoidratada + citrato de orfenadrina + cafeína. M.S. 1.7817.0977. Indicações: é indicada no alívio da dor associada a contraturas musculares, incluindo dor de cabeça tensional. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2025.

Neosaldina Muscular

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1994, com residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, concluída em 1996. Atuou na liderança de unidades hospitalares e maternidades entre 2004 e 2005, onde adquiriu sólida vivência em gestão médico-hospitalar.

Conheça o autor

1. DS Dalal, Manual MSD Versão Saúde para a Família. Bursite. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos-articulares-e- musculares/doen%C3%A7as-dos-m%C3%BAsculos-bursas-e-tend%C3%B5es/bursite. Acesso em junho/2025.
2. Cleveland Clinic [Internet]. Bursitis. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/10918-bursitis. Acesso em junho/2025.
3. Fayão JG, Libardoni T, Martins J et al. Queixas musculoesqueléticas no ombro: características dos usuários e dos atendimentos na atenção primária. Fisioter. Pesqui. 26(1). Jan-Mar 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/MC3J8CL5BvnqVNFBLrpjq4G/?format=pdf&lang=pt. Acesso em junho/2025.
4. Miniato MA, Varacallo M, Anand P. Anatomy, Shoulder and Upper Limb, Shoulder [Internet]. Nih.gov. StatPearls Publishing; 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK536933/. Acesso em junho/2025.
5. Junior HPM, Assunção AA. Associação entre distúrbios do ombro e trabalho: breve revisão da literatura. Rev Bras Epidemiol. 2005; 8(2): 167-176. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/x3fj4YjLcZ8HyFw9hS7DQCK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em junho/2025.
6. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Cartilha LER/DORT. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/ler-dort/. Acesso em junho/2025.
7. McCausland C, Sawyer E, Eovaldi BJ, Varacallo M. Anatomy, Shoulder and Upper Limb, Shoulder Muscles [Internet]. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534836/. Acesso em junho/2025.
8. Bula do medicamento Neosaldina Muscular.

Chama a Neosa
que resolve!

Status OPcache:
bool(false)