Causas

Chorar faz bem ou dá dor de cabeça?

Muita gente acha que chorar é um alívio, mas será que é mesmo? Chorar demais pode causar dor de cabeça, ou seja, pode atrelar mais um desconforto ao motivo do seu choro.

Publicado em: 27/04/2022 - Atualizado em: 11/11/2024

Imagem do post Chorar faz bem ou dá dor de cabeça?

A dor de cabeça que vem depois de longas crises de choro pode ser explicada por vários motivos, já que o choro tem também diferentes razões para cada pessoa. Alguns choram de felicidade, de tristeza, de ansiedade, e dentro disso há um longo caminho de fatores.

Exatamente esses fatores que têm influência no aparecimento ou não da dor de cabeça depois do choro. Também o quanto a crise de choro foi longa, porque dependendo do tempo chorando, a dor de cabeça surge também pela desidratação do corpo.

Por que o choro pode dar dor de cabeça?

A dor de cabeça que surge com o choro, geralmente, é causada pelo seu excesso. Como no caso de episódios excessivos de ansiedade e depressão, que são distúrbios psicológicos que podem levar a crises intensas de choro. Essa abundância, inclusive, pode levar à dor de cabeça pela desidratação, já que ao chorar muito, grandes quantidades de água são perdidas, geralmente, sem uma reposição efetiva.1

Essas crises tendem a acontecer sem um aviso prévio, logo, conviver com essas doenças requer um acompanhamento psicológico para que a falta de ponderação não leve ao choro excessivo e, possivelmente, às dores de cabeça. Pior ainda, podem levar à enxaqueca, já que ele tende a ser o estopim para essa doença em pessoas mais sensíveis.1,3

Também é possível que as dores de cabeça apareçam pela produção excessiva de lágrimas, um problema oftalmológico que pede a intervenção de um médico especializado nos olhos. As lágrimas em pequenas quantidades mantêm os olhos saudáveis e lubrificados e, são necessárias para que o olho não fique seco ou irritado. Porém, em grandes quantidades, podem indicar complicações, como:


  • alergia temporária

  • uso excessivo de lentes de contato

  • conjuntivite

  • sinusite

  • efeito colateral de alguns medicamentos

  • traumas

  • inflamação e/ou infecção ocular

  • duto lacrimal bloqueado ou entupido

  • tumores.2

Como ficar sem dor de cabeça mesmo com o choro?

A solução mais simples seria não chorar, mas não é tão fácil assim optar por essa solução. Descobrir os motivos do choro e tentar diminuir a intensidade dessas crises é uma solução mais efetiva e pontual para acabar com as dores de cabeça. Isso porque, dependendo da razão, pode existir uma frequência nas crises de choro, que podem fazer a dor de cabeça aparecer ainda mais vezes.

Por isso, é essencial descobrir a razão do choro, já que ele tem dois extremos: aquele sentimento de &ldquolavar a alma&rdquo e a tristeza profunda com risco de dores de cabeça. Conhecer e ponderar qual faz bem e qual pode ser ruim para o corpo é fundamental para ter dias mais tranquilos.

Procure olhar mais para você e para os sentimentos que aparecem no seu dia. Desordens em grande escala que geram dores de cabeça ou crises de choro não devem ser consideradas inofensivas.

O ideal é buscar um profissional para descobrir se o problema que está causando o choro é psicológico ou de visão. Com o tratamento adequado, as causas podem evoluir mais rápido para uma solução.

Cuidar da mente é cuidar da saúde do corpo. Invista no seu bem-estar, tenha dias melhores, mais felizes e sem dores de cabeça.


Conteúdos relacionados: